O que as abelhas nativas são tão essenciais para o biossistema?

Aprecia-se que duas entre três cultivadas no planeta dependam de polinizadores, como as abelhas outros insetos, para gerar frutos sementes. Deve-se manifestar que um terço dos provisões que chegam à nossa mesa precisam dos polinizadores para serem gerados.

Os meliponíneos, que são as abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas ou nativas, são grandes polinizadoras. Conforme explica o Programa Vernáculo Abelhas Nativas (PNAN), elas são fundamentais para a manutenção de vegetais orgânico cultivada e contribuem para a perpetuação de varias espécies nativas, além da saúde de culturas agrícolas.

É por meio da polinização que acontece o processo de produção de frutos sementes a reprodução. Então, a polinização é um dos mecanismos mas eficientes na manutenção da heterogeneidade biológica. Para suceder, o processo precisa de “soldados da natureza”, ou melhor, os polinizadores.

Trata-se de animais insetos, como abelhas, vespas, pássaros, borboletas, pequenos mamíferos até mesmo o vento ou a chuva. Eles são responsáveis pela transferência do pólen entre as flores masculinas femininas com intenção de haja a reprodução.

De todos e cada um dos “soldados”, as abelhas são os mas eficientes. São os agentes mas adaptados os mas essenciais no processo de polinização. Responsáveis por até 90% do transporte de pólen geração das árvores nas florestas, as abelhas se tornam espécies inestimáveis para a manutenção da natureza, geração de novas árvores indiretamente, até mesmo pela pureza do espaço.

Um dos diferenciais das abelhas nativas na polinização é que elas podem ser usadas com segurança em espécies plantas cultivadas em ambientes fechados. Justamente pelo fato de não possuírem ferrão.

Também há uma relação de reciprocidade entre várias espécies de seus respectivos polinizadores, que podem ser únicos – como é o caso do pimentão. Essa cultura necessita de abelhas que exerçam movimentos vibratórios em cima da flor para liberação do pólen. Esse movimento vibrador é geral de abelhas nativas não é observado na Apis Mellifera ou zangão africanizada.

Estudos indicam um papel importante dos meliponíneos na polinização da flora nativa. Seu trabalho é tido como um serviço ecológico-chave para a manutenção a duração dos ecossistemas. Elas também possuem papel estratégico na remontagem de florestas tropicais duração de remanescentes florestais. Podem voar até as árvores mas altas trabalhar na renovação das florestas primárias.

Borboletas Monarca usam ‘bússola interna’ para percorrer longo intervalo

Aprenda como fazer pintura hidrográfica Sem Agredir o Meio Ambiente

Economia

Para além da relevância ambiental, as abelhas sem ferrão representam um essencial instrumento de elaboração de renda em populações rurais até mesmo urbanas. Sua geração beneficia a produção de frutos, além de possibilitar a comercialização de mel, própolis, pólen das próprias colônias – a partir de que os autores sejam licenciados.

Perigos da falta de conhecimento

A falta de conhecimento da população sobre a relevância das abelhas para o meio, é bastante pernicioso. A maioria das pessoas não conhece a nossa flutuação de abelhas nativas, bastante menos seu essencial papel para o biossistema.

Os perigos da falta de conhecimento incluem a extinção de espécies sérios danos ao ambiente. Se as abelhas sumissem do terreno teríamos o maior obstáculo ecológico de grandes proporções, dado que elas são responsáveis pela polinização de maior secção das nativas, dependendo do bioma. O desaparecimento das abelhas causaria a extinção de uma boa parte da flora brasileira de toda a fauna, como de todos e cada um dos dependentes das espécies vegetalidade para alimento.

Assim sendo, sua preservação é de extrema relevância para a manutenção – saúde – de nossa calabouço biológica. As abelhas devem ter um envolvente propício para executar seu papel polinizador, desta forma prometer a perenidade das espécies de flores . Varias do qual servem como fontes de iguaria para outros animais, também o varão.

 

Para descobrir mais veja este video